– os três pecados

Imagem

Os três pecados é um tema necessário para estar alerta, porque na hora de irmos com aquilo que nos move profundamente há três inimigos importantes, três erros, os pecados. “Falamos do pecado não  para ser entendido no sentido moralista, mas sim com o significado de errar, o tiro que não damos em branco no alvo existencial que temos atribuído”.

 O primeiro erro, é não dar a vida o que temos que dar a ela. Por exemplo “se eu tenho que dar a vida ser um bom poeta, mas não faço porque tenho medo, não me arrisco”. Sendo assim tenho que desenvolver valentia, coragem, etc.

O segundo pecado seria pretender dar o que não se tem. “Pretender dar gato por lebre, identificar-se com um personagem ideal e andar tal como esse personagem. A pessoa inventa o personagem do artista, do advogado, do poeta, do carpinteiro, mas não é sua vocação, não é o que tem para dar”. O que temos para dar em partes não o escolhemos, nos vem dado” E cada um tem um talento para algo determinado. Definitivamente, seria “pecar contra a vida e contra o amor quando tentamos dar a vida o que não temos” o antídoto a este pecado seria desenvolver a verdade e a transparência.

E o terceiro pecado é “não darmos atenção e consciência para saber o que é que temos e o que não temos”. Para contrariar, a solução seria desenvolver um contato mais profundo consigo mesmo e com os próprios movimentos, e não adaptar-se a tudo que a vida trouxer.

A felicidade também tem muito a ver com a gestão do amor e dos vínculos. “Uma vida pode ser olhada como uma dança continua dos movimentos do coração, da expansão do coração e da retração do coração”. De qualquer jeito, “o coração biológico está preparado para amar tudo tal e como é, mas se perverte pela mente, por nossas idéias pessoais, nossas idéias de nós mesmos”.

Entrevista com Joan Garriga para http://www.elmundo.es/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: