– o gestalt arteterapeuta

Imagem

Abaixo segue um trecho da minha monografia – GESTALT E ARTETERAPIA – do curso de formação em Gestalt Terapia do Instituto de Gestalt de Vanguarda Claudio Naranjo sob a orientação da professora Fatima Caldas.

O GESTALT ARTETERAPEUTA

O Gestalt Arteterapeuta é um profissional que integra a arteterapia e a abordagem gestáltica. Para isso é necessário o respeito e genuína curiosidade pela singularidade de cada um, assim como uma postura não-interpretativa, de observação e a crença no poder da atividade expressiva como processo integrador e fonte de aprendizagem sobre si mesmo.

Esse tipo de terapeuta adapta a melhor linguagem artística e métodos de uso do material de arte guiado pelas necessidades reias dos clientes; para isso acontecer, a experiência de arte precisa ser através de uma relação EU-TU – (cliente-terapeuta), incluindo o cliente como agente ativo que sabe, com certo nível de awareness do que ele necessita. O Gestalt Arteterapeuta facilita a awareness do participante, de modo que ele possa, então encontrar o melhor modo de trabalhar para seu crescimento pessoal por intermédio da arte.

A fantasia tem um papel importante no trabalho do Gestalt Arteterapeuta com pessoas em processo. Ela pode ser usada como um modo de expandir e explorar personalidade. A introdução a fantasia como um caminho para descobrir a realidade, é devido a grande área de atividade na fantasia, que exige tanto da nossa excitação, da nossa energia e da nossa força de vida que deixa muito pouca energia para estar em contato com a realidade. Para ajudar uma pessoa a estar em sua totalidade, o terapeuta precisa se dar conta do que é mera fantasia e irracionalidade, e onde o cliente é tocado e o que o toca. Se o Gestalt Arteterapeuta trabalha e esgota essa zona intermediária da fantasia, pode levar o cliente a experiência do despertar, o que o leva a estar inteiro novamente.

Esse processo consiste em pedir para o cliente mergulhar em seu mundo de fantasia e representar por meio da arte o que encontram lá, assim esgota essa área e olha os seus conteúdos. Frequentemente, esse é o primeiro passo para adquirir uma nova síntese criativa de dois velhos inimigos, a ilusão e a realidade:

“Em vez de ficarmos divididos entre a ilusão (maia) e a realidade, podemos integrá-las, e se a ilusão e a realidade estiverem integradas, chamamos isso de arte. A grande arte é real e, ao mesmo tempo, uma ilusão. A fantasia pode ser criativa, mas é criativa somente se você tem a fantasia, qualquer que seja, no agora”. – Fritz Perls    

O Arteterapeuta Gestáltico se foca nos movimentos do trabalho de arte realizado pelo cliente; motivando-o a perceber ativamente o que ocorre nas linhas, formas, texturas, cores e movimentos. O desejo é de que o paciente experiêncie as formas que cria e que torne esta experiência parte de sua consciência organísmica. Arteterapeutas Gestálticos trabalham para ativar em cada cliente o melhor potencial para que percebam suas necessidades e recursos em suas próprias mensagens visuais.

O paciente também pode falar em primeira pessoa como se ele fosse seu próprio desenho ou trabalhos de arte, enfatizando a descrição a partir de linguagem da forma de seus trabalhos. Pode-se trabalhar também com transposição de linguagens expressivas, solicitando ao paciente que represente as linhas, as formas e as composições de seus trabalhos de arte por sons, gestos e movimentos, enriquecendo o processo de autoconhecimento com o imediatismo das percepções sensoriais e cinestésicas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: